tosse frequente

Tosse frequente pode ser sinal de problemas de saúde

A tosse é um dos reflexos humanos mais comuns. Essa é uma das respostas do corpo humano a irritações presentes em algum trecho do aparelho respiratório. É normalmente bem positiva, já que ajuda o corpo a se livrar de secreções ou substâncias que estejam causando algum problema. Porém, a tosse frequente pode ser o sinal de algum problema de saúde.

Os tipos de tosse

Antes de tentar determinar o que a tosse pode estar indicando, é preciso ser capaz de reconhecê-la e classificá-la. Existem 2 tipos de tosse, a produtiva e a seca.

A diferença entre esses 2 tipos é a presença ou não de alguma secreção. Na produtiva, essa substância se movimenta e é eliminada. Na seca, evidentemente, parece não existir nenhum catarro.

A tosse pode ser um sintoma de inúmeras doenças, desde as mais simples, como o resfriado, até as mais graves, como o câncer de pulmão.

O que a tosse frequente pode significar?

Em caso de tosse frequente, é recomendado consultar um profissional. Ele fará um diagnóstico mais profundo e poderá ajudar a chegar à causa mais específica do problema.

Uma boa forma de fazer essa determinação pode vir por meio de outros sintomas que acompanham a tosse, como a secreção nasal ou no fundo da garganta, que são bastante comuns. Porém, esses sinais podem variar entre os mais diferentes e graves, como uma queimação no estômago, até chegar à tosse acompanhada de sangue.

Assim, o médico determinará a melhor forma para encontrar a origem da tosse. Ele pode solicitar uma série de exames, tanto de laboratório como de imagem.

Porém, outra informação muito importante é a aparência da secreção. Um aspecto mais aquoso e claro pode significar alergias. Já uma secreção mais espessa, com uma cor amarelada ou esverdeada, pode indicar infecção respiratória.

O que causa a tosse?

A tosse, então, é causada por alguns desses problemas. Daí, a grande importância de se fazer um diagnóstico com um profissional que irá determinar a raiz desse quadro e a melhor forma de combatê-lo.

Por outro lado, fatores externos, como o fumo, podem agravar muito a frequência da tosse. Esse hábito aumenta consideravelmente a quantidade de muco produzido nos brônquios e ainda permite um maior acúmulo de materiais estranhos no aparelho respiratório.

Por isso, é tão importante determinar o motivo para a tosse frequente ocorrer. Esse sintoma pode indicar problemas desde os mais simples até os mais complexos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

Comentários
Avatar

Posted by Dr. Amim Felipe