4 hábitos que te ajudarão na prevenção do refluxo
O refluxo gastroesofágico é o nome dado para uma doença que se caracteriza pelo retorno do ácido do estômago para o esôfago. Esse não é o caminho natural para o conteúdo estomacal, e por isso é tão ruim para quem o sente.
Os sintomas incluem a sensação de que há um alimento preso na região, náusea e possivelmente dor de garganta ou regurgitação. Na maioria das vezes, os sintomas pioram durante a noite, ou quando a pessoa se curva para frente, por exemplo. De qualquer forma, são situações que podem ser amenizadas com o uso de antiácidos ou com tratamentos mais completos.
O que causa refluxo e como preveni-lo?
As causas para o problema são variáveis. Algumas condições que favorecem o aparecimento dos sintomas são a gravidez (devido à pressão do feto sobre a válvula esofágica), o excesso de peso (pelo mesmo motivo), as hérnias de hiato (por alterações no diafragma) e outros fatores que deixam o nível de ácido desregulado.
Dentre esses fatores, estão os maus hábitos que muitas pessoas possuem. A mudança deles e a substituição por hábitos mais saudáveis ajudam não só a controlar o distúrbio quando ele já vem ocorrendo, como também é uma ótima prevenção. Confira alguns deles!
Evite alimentos e bebidas que facilitam os sintomas
Muitos alimentos aumentam as chances de desenvolvimento e repetição do refluxo, além da azia e outros incômodos gastrointestinais. Sempre que possível, convém evitá-los. Os mais comuns a serem associados com essas condições são:
- refrigerantes e bebidas gasosas no geral
- álcool
- café
- frutas cítricas
- chocolate
- tomate/molho de tomate
- alimentos picantes
- alimentos gordurosos
Aguarde para dormir após a última refeição do dia
Deitar de barriga cheia contribui para a piora dos sintomas de refluxo. O ideal é comer a última refeição do dia de 2 horas antes de se deitar.
Deixe o cigarro
O fumo já provoca muitas complicações para a saúde do corpo todo, e isso inclui o sistema gastrointestinal e o esôfago. Os cigarros são frequentemente associados à reincidência de problemas como o tratado neste artigo, incluindo azia e gastrite, por exemplo.
Durma com a cabeça elevada
Um hábito simples e que ajuda seu organismo é dormir com a cabeça elevada em 15 centímetros. Para isso, o ideal é inclinar a cama com um apoio sob a cabeceira.
A prevenção é tão importante quanto o tratamento
Prevenir-se contra o refluxo é parte do tratamento para que ele não retorne. Hábitos saudáveis ajudam a manter em ordem tudo o que você e seu médico estiverem trabalhando juntos. Tenha isso em mente!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.