4 passos para manter sua casa livre de fatores alérgicos
O lar deveria ser o ambiente mais seguro para você e sua família. No entanto, em cada cantinho, estão os inimigos para os alérgicos: os ácaros, os fungos e a poeira. Manter a casa livre de fatores alérgicos que levam ao desenvolvimento de crises requer disciplina e atenção.
O tratamento prescrito pelos médicos pode trazer o controle e o alívio das crises alérgicas, mas as mudanças para evitá-las começam com a limpeza da casa. Dessa forma é possível se livrar de microrganismos que causam os ataques de espirros ou que colaboram com a congestão nasal. Então, vamos conhecer algumas dicas práticas e muito importantes.
Passos para evitar os fatores alérgicos
1. Cuide bem das roupas de cama
Toda roupa e todo tecido que houver dentro de casa devem ser bem lavados e cuidados, as trocas precisam ser regulares. A recomendação é que se troque com periodicidade também os colchões e os travesseiros. Assim, é possível evitar o acúmulo de poeira nas partes internas desses objetos.
A roupa de cama deve ser lavada frequentemente, o ideal é que ela seja trocada toda semana. Depois de lavadas, as fronhas, lençóis, cobertores e colchas ficam expostas ao sol para evitar a umidade. No mercado existem capas especiais que evitam a proliferação de ácaros.
Prefira o aspirador de pó ou passar pano na hora da limpeza
O uso de vassouras, espanadores e panos é muito comum nas limpezas do dia a dia dentro de casa. Entretanto, apesar de cumprirem as suas funções, esses objetos acabam também agindo para espalhar e levantar poeira. Por isso, o mais correto é a utilização de aspirador de pó, porque ele suga toda a sujeira e a poeira para dentro de seu saco higienizador. Isso sem deixar o ar contaminado. Outra opção é o uso de panos úmidos para tirar a poeira dos objetos.
3. Limpe frequentemente os rejuntes
O rejunte é um material da construção civil que é utilizado na colocação de pisos e azulejos, tendo como função a união das peças. Por ser um lugar de acúmulo de fungos e bactérias, além de reter muita umidade, o rejunte requer atenção à limpeza dele. Quando não bem-cuidado, permite que fungos apareçam ali, prejudicando a saúde e criando manchas escuras na parede.
4. Mantenha a geladeira limpa
Por ser um eletrodoméstico que tem a função de manter os alimentos resfriados, a geladeira retém muita umidade, o que é ideal para o surgimento de bactérias. Esses microrganismos são nocivos aos alérgicos.
Para evitar que a geladeira junte umidade e que as bactérias se desenvolvam, o melhor é constantemente retirar e limpar o recipiente de saída de água. Para isso, conte com a ajuda de um pano limpo, passando-o sobre todas as superfícies internas.
Agora você já conhece 4 passos para eliminar fatores alérgicos de dentro da sua casa.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.