Uncategorized
5 sinais de lesões nas cordas vocais

5 sinais de lesões nas cordas vocais

As cordas vocais estão suscetíveis a diversos traumas que podem prejudicar a capacidade de falar. Para que os sons sejam emitidos, essas estruturas produzem vibrações que, através do aparelho fonador, conseguem ser propagados sem falhas e com total fluidez. O problema é que essas vibrações podem falhar ou então ter a frequência alterada dependendo do trauma que as cordas sofrem.

Uma causa bastante comum nas alterações vocais é o aparecimento de lesões, e identificá-las às vezes requer uma análise precisa. Identificar os sinais das lesões é importante para que o tratamento recomendado seja eficaz.

Indícios de lesão nas cordas vocais

Dores na laringe

A laringe é o órgão que liga a cavidade oral até a traqueia. As cordas vocais se encontram nessa região, e são elas quem dão origem aos sons emitidos.

Se a pessoa sente dor na área da laringe, mesmo que não fale, é possível que o tubo tenha alguma lesão. O fato é que, se o indivíduo não realiza descanso vocal, a laringe faz um trabalho mais exaustivo, a ponto de o canal desenvolver lesões.

Refluxos

Os refluxos constantes também podem ser um indício de que as pregas vocais podem ter sofrido algum trauma. Quando o refluxo chega até o esôfago, a secreção ácida pode atingir as pregas vocais, chegando a causar irritações ou feridas, dependendo da intensidade da ação.

Caso não haja um controle dessa secreção, é mais fácil as pregas vocais desenvolverem lesões específicas.

Disfonia

É caracterizada por qualquer alteração na voz. Inclui a rouquidão e outras características vocais anômalas.  Quando persistente por mais de 15 dias, é sinal de que algo não vai bem, e, então, um médico especialista deve ser consultado.

Cansaço vocal

Quando, no fim do dia, após um longo período de trabalho e uso da voz, você sentir cansaço na região da laringe, pode ser sinal de que alguma coisa esteja alterada, e as lesões de pregas vocais devem ser pesquisadas.

Pigarro

É o ato de limpar e raspar a laringe. É comum que haja produção de muco na região para um melhor funcionamento das estruturas, porém a preocupação acontece quando esse muco se concentra em alta quantidade e não é expulso do organismo, gerando o pigarro.

Além disso, quando há edema e inflamação da laringe, existe também uma sensação de algo preso na garganta e, frequentemente ocorre a necessidade de tentar limpar o local.

O ideal é que, quando esses sintomas acontecerem nas cordas vocais, a assistência médica seja procurada imediatamente. Há casos de lesões benignas, mas, se forem malignas, o auxílio deve ser rápido.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp