6 mitos e verdades sobre cuidados com a voz
Listaremos, agora, 6 mitos e verdades sobre cuidados com a voz, que talvez você desconheça.
A voz é uma ferramenta muito importante do corpo humano, sendo o principal meio de comunicação entre as pessoas. Além disso, é fundamental em atividades como o canto, manifestos, entre várias ações rotineiras.
Desta maneira, é necessário ter cuidado com a voz, evitando desgastes decorrentes da falta de cuidado com a saúde vocal.
Confira a seguir 6 mitos e verdades sobre os cuidados com a voz:
Verdades:
1. A má respiração pode prejudicar a voz
A respiração adequada é fundamental para a formação da voz, tanto no seu volume quanto na sua qualidade.
Uma respiração incorreta pode afetar, assim, diretamente o mecanismo de produção da voz, causando alterações na fala e no canto.
2. Cigarro e álcool são prejudiciais para à voz
O uso de cigarros e o consumo de bebidas alcoólicas são bastante prejudiciais para a voz, pois causam irritação na mucosa do trato vocal, levando a alterações inflamatórias importantes nas cordas vocais.
3. Gritos podem prejudicar a voz
O ato de gritar é um dos que mais agridem a voz, pois exige um uso muscular abrupto, que pode, machucar as pregas vocais. Isso leva a edema, além da grande chance de aparecerem lesões fonotraumáticas.
Mitos:
1. Pastilhas e sprays são bons para a voz
O uso desses produtos são prejudiciais para a voz, pois disfarçam os incômodos. Portanto, a pessoa continua sobrecarregando as cordas vocais.
Desta maneira, ao apenas disfarçar os problemas, prejudica-se a voz a longo prazo.
2. Pigarrear limpa a garganta e beneficia a voz
Pelo contrário, ao pigarrear, a mucosa da garganta sofre uma agressão ainda maior, levando a uma irritação, tornando ainda maior o incômodo.
O melhor a se fazer, portanto, é hidratar-se para que as secreções sejam eliminadas naturalmente, sem que se faça um esforço excessivo sobre a mucosa da garganta.
3. Ingerir bebida alcoólica antes de cantar é bom para a voz
A ingestão de bebida alcoólica pode mascarar problemas nas cordas vocais, uma vez que possui um efeito anestésico. Assim, a voz passa a ser ainda mais exigida mesmo quando já está sobrecarregada.
Desta maneira, a ingestão de bebida alcoólica, a qualquer momento e não apenas antes de se cantar, é prejudicial para a voz a longo prazo, podendo resultar em problemas ainda maiores.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.