Uncategorized
7 mudanças de hábitos que ajudam no tratamento da sinusite

7 mudanças de hábitos que ajudam no tratamento da sinusite

A sinusite é capaz de causar muito incômodo e atrapalhando, assim, as tarefas mais simples do nosso cotidiano. Mas se você estiver disposto a colocar em prática alguns hábitos simples, pode prevenir a inflamação e ainda melhorar a sua qualidade de vida. Quer ver? Neste post, listamos 7 dicas para você começar a colocar em prática, agora!

Sinusite: o que é?

A sinusite é uma inflamação que ocorre nos seios paranasais, região que está situada em torno do nariz. Ela pode provocar vários sintomas, como dores de cabeça, pressão sobre o rosto, congestão nasal, entre outras.

Além disso, pode estar relacionada a várias causas, como alergias ou até mesmo um resfriado com evolução desfavorável. A boa notícia é que, por meio de uma prevenção adequada e mudanças de hábito, você pode prevenir a inflamação.

Formas de prevenção

1. Umidificação

Você sabia que o ressecamento das mucosas nasais pode propiciar o ambiente ideal para as impurezas? Isso vai provocar, dessa forma, o acúmulo de diversos micro-organismos e favorecer o aparecimento da sinusite.

Por meio do uso de vaporizadores ou umidificadores, você consegue manter a umidade da mucosa nasal e ainda facilitar a limpeza e a remoção das impurezas.

2. Hidrate-se!

A água deve fazer parte da sua rotina, e se você não toma água com frequência, repense os seus hábitos. A ingestão do líquido auxilia na fluidificação de todas as secreções que do organismo e, ainda, ajuda a repor os líquidos que são perdidos. Tenha sempre uma garrafa d’água com você.

3. Cuidado com cigarro

Permaneça longe do cigarro! Por quê? A fumaça torna a limpeza mais difícil e ainda ajuda na concentração das secreções, que podem provocar a inflamação nos seios nasais. Isso ocorre, porque tem a capacidade de diminuir os movimentos de pequenos cílios da mucosa, que são os responsáveis pela proteção da cavidade do nariz.

4. Lavagem nasal

Além da umidificação do ar ambiente, é muito importante lavar as narinas frequentemente. Esse processo é feito através do uso de soro fisiológico, cerca de 4 vezes ao dia. Dessa forma, as impurezas nasais, assim como o excesso de muco, são removidos, o que diminuiu a chance de inflamação.

5. Ar-condicionado: cautela

O ar-condicionado deve ficar sempre em temperatura agradável, ou seja, por volta de 22-23º C. Assim, evita-se a irritação pela temperatura muito baixa. Além disso, deve-se tomar cuidado com a higienização frequente dos filtros, para que não haja acúmulo de mofo e ácaros.

6. Cuide da limpeza

Se você sofre com a sinusite recorrente, deixe o ambiente sempre limpo. Retire a poeira da sua casa ou do seu ambiente de trabalho, pois o simples contato com pó ou com outro tipo de alérgeno podem desencadear crises de rinite alérgica, levando à inflamação dos seios nasais.

7. Animais de estimação

Os animais de estimação, muitas vezes, podem ser grandes vilões para os problemas nasais. Eles liberam pelos e impurezas no ambiente, levando à irritação da mucosa nasal e paranasal. Assim, deve-se evitar o contato prolongado e muito próximo com os bichos, por exemplo, evitando-se que eles fiquem dentro de casa ou na cama.

Colocando as nossas dicas em prática você vai conseguir melhorar a sua qualidade de vida e se prevenir da sinusite.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp