Uncategorized
Aspiração de corpo estranho pode ser fatal

Aspiração de corpo estranho pode ser fatal

A aspiração de um corpo estranho é a 3ª maior causa de acidentes fatais com crianças no Brasil. O Ministério da Saúde, junto à Organização Mundial de Saúde, está sempre em busca de promover estratégias que evitem esse tipo de acidente, combatendo diretamente as complicações e óbitos.

Quem tem filho sabe o quanto é fácil para uma criança sofrer esse tipo de acidente. Curiosas, elas não se furtam a ingerir e enfiar objetos estranhos na boca e no nariz.

Aparentemente inofensiva, a aspiração de um amendoim, por exemplo, pode causar sufocamento. Outros grãos, como milho e feijão, balões de látex, tampas de caneta e até comprimidos são os responsáveis pela maior parte desse tipo de acidente.

Como acontece a aspiração de um corpo estranho?

Crianças pequenas têm como costume brincar com objetos na boca, como reconhecimento dos sentidos. Por isso, é sempre muito importante que ela não tenha acesso a objetos pequenos que possam ser ingeridos ou soltem peças. O mesmo ocorre quando elas têm acesso a grãos, já que elas não dominam a capacidade de triturá-los numa mastigação.

A média de idade das crianças que correm risco com esse tipo de acidente é de até 7 anos em 94% dos casos, o que pode tornar os casos ainda mais graves, pela menor constituição física e pela falta de discernimento entre o que pode ou não ser posto na boca.

Apesar de a maioria dos casos ser com crianças, os adultos também correm riscos. Em geral, o primeiro sintoma é de um acesso de tosse, seguida de falta de ar imediata com lábios arroxeados e chiado no peito. Caso o objeto não seja retirado em poucos minutos, o paciente pode perder a consciência e eventualmente perder a vida.

Como agir diante do problema?

A aspiração de um corpo estranho é emergencial e, até que o paciente chegue a um médico, pode ser fatal. O correto é que uma pessoa próxima o ajude imediatamente, desde que mantenha a calma, especialmente quando é um bebê ou uma criança pequena.

Se for um bebê que aspirou um corpo estranho, ele deve ser virado de barriga para baixo, com a cabeça mais baixa que o corpo, levando tapas nas costas numa intensidade que não o machuque, mas que seja suficiente para causar um movimento muscular que retire o objeto ingerido.

Para os adultos, é preciso que a vítima comece a tossir, para que haja uma liberação do ar e seja possível expelir o objeto. Caso não saia dessa forma, o paciente deve ficar de costas e em pé, para que seja enlaçado na altura do abdômen. Essa pressão causada pelo aparente abraço pode causar uma pressão para remover o objeto.

Em todos os casos de emergência, um serviço de socorro deve ser acionado imediatamente, como bombeiros ou SAMU.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp