Cirurgia das pregas vocais: quando é recomendada?
A cirurgia das pregas vocais, também conhecido como Fonomicrocirurgia, é o tratamento escolhido para alguns tipos de lesão, e tem por objetivo restabelecer a saúde vocal do indivíduo mais rapidamente.
Quem faz uso frequente da voz, como é o caso de cantores e professores, pode lidar com alguns problemas, como inflamações e até mesmo o aparecimento de lesões nas cordas vocais.
Além do uso frequente e sem pausas, o uso incorreto das cordas vocais pode também machucá-las. Sendo assim, pessoas que precisam falar ou cantar devem ter acompanhamento de fonoaudiólogo para aprender a usar esse instrumento corretamente e conhecer exercícios para o uso adequado.
As lesões e inflamações que aparecem nessa região da laringe incomodam e prejudicam a voz. É importante ressaltar que as lesões fonotraumáticas não têm relação com o desenvolvimento de câncer de laringe.
Como funciona a cirurgia das pregas vocais
Hoje em dia, o princípio básico da fonomicrocirurgia, é que ela seja minimamente invasiva. Isso significa que a manipulação dos tecidos das pregas vocais deve ser restrito à lesão. Portanto, existem instrumentos cirúrgicos delicados e precisos, que permitem ver e tratar melhor as cordas vocais . Além disso, a cirurgia é feita sob anestesia geral, o que permite uma precisão maior no procedimento.
O preparo do paciente, via de regra, envolve jejum de 8 horas. Após a cirurgia, deve ser feito repouso vocal de, em média, 5-7 dias. A alimentação é livre, assim como a prática de atividade física.
Quando a cirurgia das pregas vocais é indicada?
A cirurgia é indicada quando, após uma avaliação laríngea minuciosa, é possível observar lesões persistentes nas cordas vocais. Ou seja, quando o tratamento clínico já realizado é ineficaz, ou se o tratamento clínico não tem indicação.
Qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.