Cirurgia de desvio de septo: como funciona
Hoje vamos falar da tão conhecida e comentada cirurgia de desvio de septo nasal. Antes de começar, você sabe o que é o septo? É uma estrutura que separa a narina direita da narina esquerda, formada por ossos e cartilagem e revestida de mucosa nasal.
Em algumas pessoas, o septo é torto, por isso que a condição é chamada de desvio de septo. Isso faz com que haja problemas respiratórios, já que o espaço para a passagem de ar é restringida, aumentando a obstrução nasal.
A pessoa com desvio de septo geralmente possui dificuldade respiratória, apneia do sono, respiração pela boca. Se você sentir esses sinais, procure um otorrinolaringologista, que irá diagnosticar a condição com um espéculo nasal, instrumento que permite estudar o interior do nariz.
Como resolver o problema?
A melhor e mais eficaz para resolver o desvio de septo é a septoplastia, a famosa cirurgia de desvio de septo, que pode ser feita com anestesia local ou geral, com duração entre uma hora ou uma hora e meia. A cirurgia é feita por dentro do nariz, e não deixa marcas ou cicatrizes.
Quando a cirurgia de desvio do septo nasal é indicada?
Se o paciente, com frequência, tiver:
- Nariz entupido
- Sinusites
- Dor de cabeça
Passo a passo da cirurgia
- Passo 1: É dada a anestesia local ou geral.
- Passo 2: Para iniciar o procedimento, é feito um pequeno corte por dentro do nariz, com intuito de deslocar a mucosa que fica em cima do septo.
- Passo 3: São removidas as partes desviadas do septo, para que essa parte do nariz possa ser centralizada.
- Passo 4: Como previsto, a mucosa deve ser posta novamente sobre o septo.
- Passo 5: O médico também pode colocar um molde (splint) como curativo, com intuito de melhorar os resultados de cicatrização.
- Passo 6: Existe a possibilidade do otorrinolaringologista colocar tampões nasais para evitar sangramentos.
- Passo 7: O splint nasal deve ser retirado uma semana após a cirurgia, já em consultório.
Pré e pós-operatório
É necessária a internação hospital, no qual o paciente ficará sob observação por algumas horas, mas, geralmente, recebe alta no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.
O paciente pode passar por momentos de vômitos de sangue escuro, que foi engolido após a cirurgia, mas, se acontecer com frequência, você deverá comunicar o seu médico. Já nos primeiros dias, é normal haver sangramento leve e entupimento nasal, causados pelas crostas geradas pela cirurgia e pelo inchaço.
Durante o pós-operatório, é indicado aplicar compressas frias na face, lavar o nariz conforme as orientações do médico, tenha uma alimentação leve e balanceada, evitando alimentos muito quentes. Além disso, é necessário evitar atividades físicas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.