Uncategorized
Cirurgia de laringe: o que é e quando é indicada

Cirurgia de laringe: o que é e quando é indicada

A cirurgia de laringe é um procedimento feito com o intuito de tratar problemas que acometem essa região e para os quais o tratamento clínico não seja efetivo. É feita em ambiente hospitalar e sob anestesia geral. A via de acesso, normalmente é por dentro da boca, dificilmente sendo necessários cortes no pescoço.

Quando a cirurgia de laringe é indicada?

Esse procedimento cirúrgico é indicado nos casos de:

Pólipos

Pólipos vocais são lesões fonotraumáticas, ou seja, causadas por um mau uso da voz. O tratamento é realizado retirando-se as lesões e encaminhando o paciente para fonoterapia posteriormente.

Nódulos

São lesões sólidas que costumam surgir nas cordas vocais, assim como os pólipos, por origem fonotraumática.  A indicação cirúrgica ocorre no caso de nódulos mais antigos, que não desapareceram mesmo após a fonoterapia e outros cuidados com as pregas vocais.

Cistos

Diferentemente dos nódulos, os cistos geralmente não somem com tratamento clínico, de forma que podem ter tratamento cirúrgico. Seu principal sintoma é a disfonia.

Papilomas

Pequenas verrugas que se desenvolvem na laringe ou nas pregas vocais, normalmente ligadas ao vírus HPV. A cirurgia entra como forma de prevenção para evitar, tanto obstrução respiratória, quanto que torne maligno. Além disso, em casos iniciais, pode haver melhora da qualidade vocal.

Edema de Reinke

É uma lesão nas pregas vocais causada pelo acúmulo de fluídos. O principal fator de risco certamente é o tabagismo. A cirurgia remove parte do edema e tem como principal objetivo garantir que a pessoa volte a falar normalmente. Exige terapia vocal após o procedimento.

Tumores malignos

Tumores malignos que aparecem em qualquer região da laringe são removidos cirurgicamente para evitar que se espalhem para outras partes do corpo. É um dos tratamentos indicados para o câncer de laringe, juntamente com a quimioterapia e/ou radioterapia.

Como é a recuperação da cirurgia de laringe?

A recuperação, na maioria das vezes, costuma ser bastante simples. O paciente é liberado para ir para casa no mesmo dia, e deve permanecer em repouso vocal absoluto por aproximadamente uma semana.

Em seguida, é indicado o início da terapia vocal, de forma a garantir que a pessoa não force as cordas vocais ao falar e evite a recorrência do problema tratado, nos casos de lesões fonotraumáticas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp