Como é o pós-operatório da adenoide?
A cirurgia de adenoide é uma das mais comuns no mundo. Mas, antes de falarmos sobre o pós-operatório do procedimento, vamos introduzir com a definição de adenoides e o motivo de fazê-la.
A adenoide está localizada no fundo do nariz, num local conhecido como rinofaringe, e fica escondida pelo palato. Ela é uma barreira contra germes que entram nas vias aéreas.
Porém, adenoides com problemas afetam a qualidade de vida das pessoas, uma vez que o crescimento dessa “carne” nas vias nasais podem obstruir a respiração e causar problemas como:
- Irritação
- Roncos
- Otites
- Má qualidade de sono
- Sinusites
- Rinites
- Alterações na arcada dentária
- Nariz entupido
- Respiração pela boca
- Dificuldade de se alimentar
- Mau hálito.
A cirurgia de adenóide – Adenoidectomia
A idade ou momento ideal para fazer a cirurgia é definido pelo médico otorrinolaringologista, de acordo com o histórico dos sintomas. Sendo assim, a indicação de cirurgia é feita com uma avaliação clínica, exames endoscópicos ou de imagem para comprovar os efeitos dessa condição.
Dessa forma, a cirurgia é feita para melhorar a respiração do paciente e promover melhor qualidade de vida – considerando a péssima qualidade de sono, alimentação e respiração.
O procedimento consiste em remover a adenoide com um instrumento que é introduzido através da boca e procede-se à sua curetagem.
O procedimento é rápido e não há cicatrizes no pós-operatório.
Como é o pós-operatório?
O paciente recebe alta no dia da cirurgia, após uma alimentação adequada dentro do hospital.
Geralmente, o paciente não sente dor, pode ocorrer um leve sangramento pelo nariz, especialmente no dia da cirurgia.
Não é utilizado tampão no pós e o paciente sai com a respiração livre, porém, pode ocorrer nariz entupido, e formação de coágulos, o que é resolvido com a lavagem nasal com soro fisiológico.
É possível que após a cirurgia o paciente sinta náuseas, chegando até a vomitar, principalmente devido à medicação utilizada na anestesia.
Nos três primeiros dias após o procedimento, a alimentação é feita com alimentos mais frios, líquidos e pastosos, com sorvete, milk-shake, gelatina, sopa fria, suco de frutas, vitaminas e mingaus frios.
A partir daí, a alimentação pode ser livre, desde que não tenha sido feita cirurgia de amígdalas em conjunto.
Além disso, é indicado repouso relativo por sete dias, evitando esportes e brincadeiras de corridas e pulos. Sendo assim, é indicado optar por atividades mais calmas como leitura, filmes, visitas de amigos, entre outras.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.