Como é o pós-operatório da amigdalectomia?
Quem é submetido a uma amigdalectomia sabe que os cuidados e situações depois da cirurgia são tão complexos quanto o procedimento a ser feito. Esses cuidados também se sucedem no pós-operatório, uma vez que alguns efeitos colaterais indesejados são comuns. Porém, a recuperação é completa, mesmo que alguns pacientes apresentem algumas restrições quando à operação.
Mas, atenção, quem vai fazer a cirurgia precisa ter ciência de algumas situações. Mesmo que a intervenção esteja relacionada a um tratamento das amígdalas, o organismo responde de maneiras diversas no processo de adaptação.
Amigdalectomia: o pós-operatório em fases
Primeira fase
São as primeiras horas após o procedimento. Uma dieta de alimentos pastosos, que não forcem a deglutição é recomendada para que a garganta tenha o máximo de recuperação após a cirurgia. O repouso relativo é recomendado.
Segunda fase
Após o primeiro ou o segundo dia, é comum que o paciente sinta dores na garganta, náuseas, vômitos e uma possível desidratação. Como o corpo não está consumindo muitos nutrientes como deveria, o metabolismo do paciente vai reagir de modo negativo. Além disso, dores no ouvido também podem ocorrer devido à intervenção na área da faringe.
O ideal é que o paciente consuma muito líquido, como sucos, chás, caldos e água. Não há muitas restrições quanto ao consumo natural ou gelado, desde que a dieta não tenha alimentos duros e pontiagudos.
Com relação às dores, o médico poderá recomendar glicocorticoides, anti-inflamatórios específicos ou analgésicos, para amenizar os sintomas e, assim, ajudar o corpo a se recuperar com menos dificuldades.
Terceira fase
Ocorre após a primeira semana da cirurgia. A alimentação costumeira poderá voltar aos poucos, ainda com algumas restrições. É indispensável também comparecer às visitas médicas, para que o especialista confira o processo de cicatrização da faringe. Caso haja indícios de sangramento, a volta precisa ser com urgência, pois essa ocorrência nem sempre é comum.
Se a cicatrização estiver normal (com formação de placa branca no interior da garganta), o paciente pode continuar com os cuidados no pós-operatório normalmente.
Outros sintomas, como mau hálito e um pouco de dor, ainda podem ocorrer e não devem ser considerados como algo incomum. O real enfoque do pós-operatório da amigdalectomia é proporcionar o máximo de conforto da garganta e cicatrização adequada. Algumas manifestações desaparecem em até duas semanas, mas a recuperação total conclui-se em cerca de um mês.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.