Cuidados no pós-operatório da Septoplastia
A septoplastia é a cirurgia proposta para quem tem desvio do septo nasal. Eventualmente é associada como tratamento de outros problemas como recorrentes sinusites, e sua principal função é reposicionar o septo.
Em geral, a intervenção dura uma hora e é feito sob anestesia geral, num centro cirúrgico de um hospital. Para que o procedimento cirúrgico seja bem-sucedido, é preciso que o paciente siga à risca todas as orientações do pós-operatório, que requer cuidados especiais.
Quando realizar a septoplastia
Composto por cartilagem, osso e mucosa, o septo nasal fica na parte interna do nariz e separa as duas fossas nasais, formando. O desvio de septo pode ser um problema congênito ou causado por algum trauma na região, com fratura, inflamação e infecção. Nem sempre representa um problema físico, a não ser que seja responsável direto pela dificuldade de respiração do paciente.
Conforme o grau da lesão, o desvio pode ser assintomático, mas pode levar à obstrução nasal. Ele pode fazer com que o nariz retenha secreções e desenvolva uma rinossinusite crônica. Ainda que não sinta dores, só o fato de o paciente ter dificuldades em respirar pelo nariz e manter a boca sempre entreaberta já é sinal de que tal problema está afetando sua saúde, podendo ocasionar distúrbios como roncos, apneia do sono, cansaço e cefaleia.
A septoplastia só é indicada quando o problema está afetando a saúde ou causando problemas estéticos para o paciente. A cirurgia é realizada no interior do nariz, sem incisão externa que possa deixar alguma cicatriz.
Antes de se submeter a uma septoplastia, o paciente precisa se preparar adequadamente para ela. O primeiro passo é informar todo tipo de medicação usada, até mesmo as mais prosaicas como aspirinas e dipironas. Tudo porque sua utilização pode causar algum tipo de reação durante ou depois da cirurgia, de acordo com o estado de saúde do paciente.
Como ter um pós-operatório perfeito
Seguir as recomendações médicas é o principal procedimento para um pós-operatório perfeito. Há algumas ações e dicas que precisam ser praticadas corretamente para evitar infecções e para a adequada cicatrização da área interna.
Após sair da cirurgia, o paciente vai para uma sala de recuperação, quase sempre sem apresentar dor. Há a possibilidade de surgirem náuseas decorrentes da anestesia, mas nada que cause grandes transtornos.
Na primeira semana, o mais importante é o uso adequado da medicação prescrita, geralmente analgésicos e antibiótico. Além disso, é fundamental o uso abundante de lavagem nasal com soro fisiológico. É recomendado o uso de gelo na face, se houver algum tipo de sangramento leve.
Apesar de não haver necessidade de repouso absoluto, qualquer atividade física está proibida no primeiro período, assim como exposição intensa ao calor , seja por meio da exposição ao sol, banhos quentes ou permanência em locais muito quentes. O nariz não deve ser assoado de forma alguma, e a cabeça não pode ser abaixada.
As atividades físicas são liberadas trinta dias após a cirurgia. É fundamental ir regularmente às consultas médicas para realizar limpezas na região operada e averiguar se está cicatrizando corretamente.
É comum haver desconforto e obstrução nasal, assim como sangramentos, que podem ser amenizados com o uso de sprays de solução salina. Quando há inchaços, eles duram menos de uma semana, assim como as lesões ao redor.
Quanto à alimentação, nos primeiros três a quatro dias após a septoplastia, não há restrição alimentar, mas deve evitar refeições muito quentes. Depois desse período, o paciente pode começar uma dieta normal.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.