Dor de ouvido: causas e tratamentos
A dor de ouvido é, geralmente, incômoda, podendo ser de leve a forte e até dar febre – como nas infecções.
O quadro pode ter causas variadas, como veremos a seguir:
Possíveis causas para a dor de ouvido, de acordo com suas características, e como tratá-las
1 – Dor de ouvido + dor de garganta + febre
Essa combinação geralmente se trata de infecção de garganta, com irradiação de dor para o ouvido. Isso ocorre por que a inervação da região é interligada, fazendo com que a inflamação na garganta se manifeste com dor no ouvido.
Nesses casos, se dores intensas, a pessoa deve ir ao otorrinolaringologista, para que o tratamento possa ser iniciado. Tratando de infecção, geralmente são receitados remédios como antibióticos e solução líquida.
2 – Dor de ouvido após tomar banho de piscina, mar etc.
Isso ocorre porque a água entra no canal auditivo, causando desconforto e dor. Nesse caso, o uso de medicação é dispensável se a dor sumir nos próximos dias. Assim, pode-se tentar tirar a água do ouvido, dando pequenos saltos, ou com algumas gotas de álcool (se não houver problema conhecido no ouvido).
Em alguns casos, esse quadro pode evoluir para uma otite externa.
3 – Dor de ouvido + dor ao mastigar
Geralmente, está associada a algum distúrbio da articulação têmporo-mandibular, a responsável por abrir e fechar a boca. Nesses casos, deve-se avaliar se há inflamação ativa ou se há algum grau de tensão muscular ou má oclusão dentária. O tratamento inicial é baseado em anti-inflamatórios e relaxante muscular, além de compressa morna. Além disso, deve-se tomar cuidado para não mastigar alimentos muito duros, nem abrir muito a boca, o que força a articulação.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.