Labirintite: Quais as principais causas e tratamentos
A labirintite é um termo popular que se refere a crises de tontura, principal sintoma de várias doenças do ouvido que comprometem o labirinto. O labirinto é uma estrutura da orelha interna responsável por dar informações ao cérebro a respeito do posicionamento espacial e do equilíbrio. As crises de tontura podem ser provocadas por inflamações, infecções e tumores, além de fatores ambientais, emocionais, doenças neurais e problemas genéticos.
Quais as causas da labirintite?
Dentre as causas mais comuns estão o deslocamento de minúsculos cristais no interior do labirinto, o aumento do nível de colesterol, o diabetes, as otites, a enxaqueca, o consumo excessivo de café, o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para estresse e ansiedade, a má alimentação, o tabagismo e o jejum em excesso.
E quais os sintomas mais comuns
É comum que os pacientes sintam perda de equilíbrio, vômito, dor de cabeça, perda de audição, enjoo e vômitos, tonturas e estresse. A duração dos sintomas é variável, dependendo da causa.
Como é feito o diagnóstico da labirintite
É composto de avaliação médica e otoneurológica, a fim de detectar com mais riqueza de detalhes os sintomas e estabelecer uma causa. Essa avaliação engloba exame clínico, otorrinolaringológico e exames complementares diversos.
Opções de Tratamento
O tratamento depende da causa encontrada pelo médico, e do grau de sintomas que o paciente relata.
Em linhas gerais, o tratamento passa por sintomáticos e estimulantes da circulação labiríntica. Além disso, pode haver, em associação, a indicação de sessões de reabilitação labiríntica através de exercícios específicos.
Não é recomendável que a pessoa tome qualquer medicamento por conta própria. O mais indicado é que sempre procure um médico para que este proceda com o atendimento mais preciso.
Se você sofre com qualquer um desses sintomas e está na dúvida se tem ou não labirintite, procure o especialista!
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.