Migrânea vestibular: sintomas, causas e tratamentos
A migrânea vestibular é chamada também de enxaqueca vestibular. Pode acometer pessoas em qualquer idade, desde crianças até idosos, e caracteriza-se pela associação dos sintomas clássicos de enxaqueca com tontura.
Muitos acreditam que a enxaqueca é apenas uma dor de cabeça forte. No entanto, sabe-se que, na verdade, trata-se de uma doença neurológica que pode ser desencadeada pelos mais diversos fatores.
A tontura, junto com a forte dor de cabeça, pode durar apenas alguns minutos ou mesmo dias. A sensação de que tudo ao seu redor está rodando é a mais comum, mas há casos em que a pessoa sente como se estivesse embriagada.
Saiba mais sobre esse problema, incluindo seus sintomas, causas e tratamentos:
Sintomas de migrânea vestibular
A tontura associada à dor de cabeça é o principal sintoma da migrânea vestibular, mas é possível apresentar outros, como:
- Náuseas;
- Sensibilidade à luz;
- Intolerância aos movimentos;
- Irritabilidade;
- Cansaço;
- Dificuldade em se concentrar.
A maior parte dos sintomas, no entanto, está presente, também, na enxaqueca comum. O que a diferencia da vestibular são os sintomas mais fortes de tontura.
Algumas pessoas têm vertigem e cefaleia de forma separada. A tontura pode ser um sinal de que a enxaqueca está para acontecer ou, ao contrário, é desencadeada depois que a dor de cabeça passa.
Causas para a enxaqueca vestibular
As causas da enxaqueca vestibular estão diretamente relacionadas com as da enxaqueca comum. Alterações no cérebro acabam produzindo a dor de cabeça prolongada e a tontura. Dentre as principais causas estão:
- Estresse;
- Passar muito tempo sem se alimentar;
- Privação de sono;
- Exposição a luzes ou sons muito fortes;
- Ingestão de alguns alimentos e bebidas, como: café, refrigerante contendo cola, doces e chocolate, bebida alcoólica, alguns tipos de queijos e enlatados.
- Período menstrual.
Tratamentos indicados para esse problema
O tratamento é indicado após a realização do diagnóstico. Em sua grande maioria, consiste em tratar ou prevenir as causas, de forma a evitar o aparecimento dos episódios de enxaqueca.
O médico pode indicar uma mudança na dieta, diminuindo, assim, a quantidade de determinados alimentos ou eliminá-los do seu dia a dia. Além disso, é recomendado dormir melhor e buscar formas de aliviar o estresse.
São prescritos medicamentos para as crises, para garantir que a pessoa possa continuar com suas atividades normais, sem se incomodar com a dor de cabeça e as tonturas. Medicamentos preventivos eventualmente são prescritos.
O objetivo dos tratamentos para a migrânea vestibular é melhorar a qualidade de vida de quem sofre com o problema, de forma que seja possível seguir sua rotina normalmente. O tratamento pode levar algum tempo e, muitas vezes, é difícil.
Sendo assim, a doença não se cura “magicamente” e exige paciência. O natural é que as crises reduzam com o tempo e a tontura não seja um sintoma tão frequente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.