Nariz escorrendo direto? Entenda o que pode ser
Sempre que o nariz começa a escorrer, a tendência é acreditar que se está com uma gripe ou resfriado. Mas nariz escorrendo não é sintoma exclusivo dessas doenças e pode significar uma série de outras situações, como alergias, por exemplo.
A coriza pode parecer um sintoma inofensivo, mas, se não for tratada, pode causar complicações. Ela é uma secreção nasal, que pode ser transparente ou de cor esverdeada, amarelada ou com pontos de sangue. A intensidade será de acordo com o problema que a está causando.
O que faz o nariz escorrer
Ter o nariz escorrendo é uma situação incômoda, desconfortável e que pode impedir que a respiração seja feita corretamente. Se perdurar por mais tempo, pode deixar a pele avermelhada e com irritações, além de provocar inchaço na região. O problema é um alerta do corpo a algum mal que está ocorrendo no organismo. Pode ser uma simples irritação ou sintoma de uma doença como gripe e alergia.
Antes de descobrir a melhor forma de acabar com o nariz escorrendo, é preciso primeiro identificar a causa do problema. A coriza é causada por uma inflamação do tecido nasal ou uma irritação, os quais ativam o sistema imunológico, que reage produzindo ainda mais muco para acabar com agressores que possivelmente estejam presentes.
Doenças como a gripe, resfriado e sinusite têm a coriza como sintoma comum, mas há ainda alergias e outras rinites que podem se manifestar dessa forma. Outros fatores podem influenciar no quadro, como consumo de alimentos mais fortes e apimentados, uso de alguns medicamentos, tabagismo e alterações hormonais.
Como acabar com o nariz escorrendo
A coriza pode dificultar as atividades cotidianas, principalmente a atividade profissional. Além de atrapalhar o sono e, muitas vezes, fazer com que o paciente precise respirar pela boca. O problema é que, com a dificuldade de respirar, o paciente acaba adquirindo descongestionantes nasais sem prescrição médica, os quais podem piorar ainda mais o problema.
Se a causa do nariz escorrendo for alérgica, é preciso se afastar do que tem causado o problema, como tapetes, bichos de pelúcia, pólen de planta e excesso de umidade em casa.
Mantenha a casa sempre limpa para evitar o acúmulo de pó e passe um pano úmido com produto de limpeza em móveis e pisos. Quem tem predisposição alérgica deve evitar bichos de pelúcia, assim como deve sempre manter a casa arejada.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.