Otite: diagnóstico e tratamento
Você conhece a doença chamada otite? Esse problema de saúde, pouco conhecido pela população, nada mais é que a infecção na área da nossa orelha externa, do ouvido médio ou interno. Normalmente acontece por meio de bactérias ou fungos que entram em contato com essa região do corpo.
A otite externa, por exemplo, se manifesta quando existe algum tipo de machucado no ouvido, o que pode colaborar para a infecção. Essas lesões normalmente acontecem quando utilizamos o cotonete de forma errada ou até mesmo coçando a região com excesso de força.
Outro aspecto que pode agravar a doença é o contato excessivo com a água, principalmente a do mar, ou com cloro, como o de piscinas. As chances de a água desses lugares estarem contaminadas é grande, e, por isso, as probabilidades de uma infecção aumentam consideravelmente.
Sintomas da otite
Os sintomas mais comuns são as dores na região do ouvido, a sensação de pressão e de ouvido tampado, além de coceira e irritação. Algumas pessoas que sofrem com o problema também relatam que sentem escorrimento de pus pelo ouvido e, em casos mais graves, perda auditiva.
Além de ser classificada conforme a região em que se manifesta, essa doença também é classificada levando-se em consideração o tempo que dura no paciente. É considerado como otite aguda, por exemplo, o problema que dura aproximadamente 2 semanas e que é curada com mais facilidade. Porém, é preciso ficar atento! Mesmo que desapareça mais rapidamente, se os sintomas retomam mais de 3 vezes por ano, o paciente é diagnosticado com otite de repetição.
Quando o problema dura mais que 4 semanas, é considerado otite crônica. Nesse caso, a inflamação acaba piorando cada vez mais com o passar do tempo, necessitando de mais cuidados médicos.
Diagnóstico
Caso sinta alguns dos sintomas citados acima, você precisa procurar um especialista imediatamente. Nesse caso, é recomendado que o paciente realize uma consulta com um otorrinolaringologista.
Esse profissional será capaz de realizar os exames corretos e necessários para identificar se você realmente está sofrendo com essa doença e quais são as melhores formas de tratamento recomendadas.
Dessa forma, as chances de cura são ainda maiores e o paciente tem a garantia de que está em mãos confiáveis, que darão um fim ao sofrimento causado por essa doença que atinge tantas pessoas no país.
Normalmente, o médico consegue identificar a doença apenas com a utilização do otoscópio, aparelho que o permite enxergar perfeitamente nossa orelha.
Tratamento
A boa notícia é que a otite tem cura. Normalmente, um tratamento clínico simples resolve o problema, sendo menos comuns os casos em que há necessidade de cirurgia. Na maioria das vezes, o profissional recomenda a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.
Pode-se prescrever, também, antibióticos. Porém, é preciso ficar atento! Cada caso é diferente e pode necessitar do uso de diferentes medicamentos.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.