Ouvido inflamado: o que fazer enquanto a consulta não chega
Inflamações no ouvido, também conhecidas como otites, acontecem pelo alojamento agentes infecciosos no ouvido, e podem ser internas ou externas.
Você provavelmente já teve ou já esteve com alguém com o ouvido inflamado, sendo uma inflamação bastante comum para as pessoas. Existem diversas causas para a condição, mas os sintomas, geralmente, são bem comuns e característicos.
Como identificar um ouvido inflamado?
Alguns sintomas das inflamações no ouvido podem ser muito comuns, mas, com o passar do tempo, com o aparecimento de mais sinais, fica bem evidente do que se trata. Confira os sintomas:
- Dores locais: o ouvido pode ter uma dor característica, seja pulsando ou latejando, seja durante um movimento ou durante o sono
- Febre: febres são sinais que há algo de errado com nosso organismo. São um dos principais sintomas de qualquer infecção
- Mal-estar: calafrios, suores, tontura, dores musculares e fadiga
- Tímpano avermelhado: esse sintoma é mais visível para os médicos, que percebem que o tímpano fica vermelho, inchado e com fluidos
- Coceira: a região fica com muita coceira
- Fluido: em estágios mais avançados, a inflamação faz com que ocorra a secreção de um fluido espesso e pegajoso, que pode estar claro ou misturado com pus e sangue.
Outros fatores também podem ser percebidos:
- Diminuição da audição
- Agitação;
- Perda de equilíbrio
- Em crianças, pode causar irritabilidade, choro fácil e perda de apetite.
Diagnóstico
Dessa forma, quando os sintomas persistirem por mais de um dia, a dor for intensa e quando houver vazamento, pus ou sangramento, é preciso ir atrás de ajuda médica.
Ademais, em crianças, após uma gripe, quando ficar muito irritável ou com problemas para dormir, é necessário procurar um médico.
O diagnóstico, por sua vez, é feito com exames clínicos pelo otorrinolaringologista. Na consulta, em si, o médico vai passar o melhor tratamento para o caso, que pode ser feito por antibióticos, analgésicos ou antiinflamatórios, via oral, dependendo do agente causador da otite. Para aliviar a dor, pode ser usadas bolsas de água quente no local.
Como prevenir?
E como dizem as boas línguas: é melhor prevenir do que remediar, o melhor tratamento para otites é a prevenção, tanto em adultos, como em crianças. E, para isso, é importante:
- Cuidar com a umidade e não deixar entrar água no ouvido
- Evitar o uso excessivo de cotonetes
- Não introduzir objetos no ouvido
- Alimentação saudável e balanceada
- É importante amamentar bem os bebês
- Tratar gripes e resfriados até sararem por completo
Um aviso de extrema importância: nunca se automedique, nem use dicas alternativas para tratar a inflamação por conta própria. Sempre procure um médico especialista e de confiança para lidar com inflamações e dores no ouvido.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.