Uncategorized
Por que não devo usar cotonetes?

Por que não devo usar cotonetes?

A maioria das pessoas acredita que, ao utilizar cotonetes todos os dias após o banho, está fazendo uma higiene completa dos ouvidos. Há ainda quem acredite que, além da limpeza, utilizar as hastes flexíveis uma boa forma de garantir uma boa audição.

Mas o que ocorre é exatamente o contrário. Esse hábito bastante comum e que faz parte da rotina de tanta gente pode ser muito mais prejudicial que benéfico. Quer saber por quê? A seguir, descubra os motivos pelos quais você deve abandonar o uso da haste flexível de uma vez por todas e quais são as formas ideais de realizar a higiene de seu ouvido.

Cotonetes: aliados ou vilões?

Por incrível que pareça, os cotonetes podem ser grandes vilões da saúde do seu ouvido. Sabe por quê? Porque, toda vez que você insere a haste flexível no canal do ouvido para retirar aquele excesso de cera que está aparente, pode estar na verdade empurrando esse material para dentro novamente.

Com o tempo, esse hábito acaba entupindo o canal, causando desconforto e até dificuldades em ouvir. Aí, somente a ajuda de um profissional será capaz de retirar o excesso de cerume e devolver a qualidade de vida novamente.

Além disso, a haste flexível também pode causar outro problema por estar sempre em contato com a pele interna do ouvido, que é muito mais sensível do que a externa. Assim, poderá, além de ferir, acabar por dar início a um processo inflamatório.

Há ainda casos de pessoas que se feriram gravemente, chegando até a perfurar o tímpano, ao inserir a haste de forma um pouco mais firme. Isso sem falar que esses objetos podem levar para dentro do canal uma pequena quantidade de microrganismos que, ao se multiplicarem, podem causar infecções.

O cerume não é somente uma sujeira desnecessária criada a partir de células mortas e impurezas. Ele é um mecanismo de proteção mecânica e de infecções.

Podemos dizer, portanto, que a melhor forma de continuar ouvindo bem e garantindo a proteção do seu ouvido é aposentar o hábito de usar as hastes flexíveis no seu dia a dia.

A melhor forma de evitar quaisquer problemas, como os que citamos anteriormente, é deixar que a natureza resolva a questão por ela mesma. Afinal, o seu próprio organismo se encarrega de expulsar o excesso de cerume, fazendo com que o seu canal auricular se mantenha sempre limpo. 

Para higiene do ouvido, basta passar uma toalha macia na parte externa, retirando o excesso aparente. Para não cair na tentação, tire as hastes flexíveis de dentro do seu banheiro e passe a utilizar os cotonetes como aliados da limpeza de objetos e em outras aplicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp