Quais as causas do desvio de septo?
Localizado no nariz, o septo é uma parede que separa as fossas nasais e é composto por osso, cartilagem e mucosa. Ele deve estar centrado no nariz para manter as narinas simétricas, mas nem sempre isso é possível. Segundo dados da Academia Brasileira de Rinologia, cerca de 20% da população brasileira possui desvio no septo, que, além de ser um desconforto, pode acarretar outras doenças.
O desvio no septo pode ser congênito ou causado por algum trauma ou doença na região nasal, podendo atingir pessoas de todas as idades. Quando o desvio é sutil e não causa problemas ao paciente, não há necessidade de realizar uma septoplastia, embora este seja o tratamento mais indicado na maior parte dos casos.
O que é e quais os sintomas do desvio de septo
Composto por uma cartilagem septal, uma lâmina perpendicular do osso etmoide e o osso vômer, o septo se apoia na maxila e pode formar um tipo de esporão durante o crescimento ósseo da região, que se projeta demais para a fossa nasal. Ele é considerado em perfeito estado quando está centrado no nariz, do contrário, é caracterizado seu desvio.
O problema pode afetar um ou os dois lados da fossa nasal e é também chamado de septo nasal sinuoso ou tortuoso, por vezes com uma aparência de nariz torto, mesmo que ligeiramente. Porém, na maioria das vezes, não há alteração estética e ele não é perceptível, tendo apenas alterações funcionais.
Quase sempre assintomático, o desvio pode começar a apresentar sintomas ao longo do tempo, que podem ser de baixa ou grande intensidade. O fato é que o tamanho do desvio é proporcional ao grau de obstrução da fossa nasal. Os sintomas mais clássicos são obstrução e congestão nasal, dificuldade de respiração mesmo em repouso e constante respiração pela boca.
Conforme a dimensão do problema, a dificuldade de respirar pode causar outros problemas de saúde. A primeira influência negativa é na qualidade do sono, com apneias, insônia, roncopatia e muito cansaço. Há ainda a secura na boca, dores de cabeça, sangramento nasal e crostas na área.
Causas para o desvio de septo
Há duas causas principais para o desvio no septo: a constitucional e a traumática. A constitucional é um distúrbio congênito, causado por uma desordem criada após a compressão do nariz no nascimento. Ele pode surgir desde a infância, mas tende a se agravar na adolescência, com o desenvolvimento dos ossos faciais, estabilizando-se na fase adulta, quando a estrutura óssea e cartilagens param de crescer.
Já o desvio de septo traumático é adquirido. Surge após a região passar por um trauma gerado por acidentes e agressões, doenças infecciosas que podem causar deformidades como a leishmaniose e a hanseníase ou tumores benigno e maligno.
O desvio no septo pode ser confundido com outros problemas na região como a rinite, aumento dos cornetos nasais e a presença de pólipos, sendo essencial o diagnóstico médico.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.