Uncategorized
Quais as infecções nasais mais recorrentes e como são os tratamentos

Quais as infecções nasais mais recorrentes e como são os tratamentos

Infecções nasais são mais comuns do que imaginamos e, por mais rotineiras que sejam, elas possuem diferentes causas, sintomas e tratamentos. Confira só quais são e se previna contra elas.

Vestibulite nasal

Vestibulites nasais são chamadas as infecções menores, que ocorrem na entrada do nariz e, geralmente, resultam em espinhas na base dos pêlos nasais – também conhecida como foliculite.

Na maioria dos casos, a vestibulite nasal é causada pela bactéria Staphylococcus, e ocorre quando se cutuca ou assoa o nariz com frequência, principalmente ao surgir ferimentos e sangramentos no local.

O tratamento dessa condição é feito com pomadas e calor local até sintomas terem desaparecidos.

Furúnculos nasais

Os furúnculos nasais são infecções mais graves no nariz,  podem desenvolver uma infecção disseminada sob a pele com maiores extensões.

É importante ressaltar que infecções nessa parte do corpo são preocupantes, pois são as veias dessa região que ligam até o encéfalo, criando um canal para passagem das bactérias e, assim, gerando a possibilidade de ocorrer desfecho letal.

Para tratar os furúnculos nasais, é necessário ingerir antibióticos e fazer tratamento tópico, juntamente com panos úmidos e quentes, 3 vezes ao dia, por 15 a 20 minutos.

Em casos mais graves, o médico especialista pode precisar fazer um pequeno procedimento cirúrgico, no qual será feita uma drenagem dos furúnculos grandes, que não respondem ao tratamento com o antibiótico.

Infecção sinusal

A infecção sinusal, também é popularmente conhecida como sinusite, e é uma inflamação no tecido que reveste os seios da face, gerando uma infecção.

Essa infecção geralmente é resultado do acúmulo de muco, e pode ser causado por bactérias diferentes, dentre elas: Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis, Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes.

Os principais sintomas dessa condição são:

  • Líquido grosso e amarelo escorrendo do nariz
  • Nariz entupido e congestão nasal
  • Gotejamento pós-nasal
  • Dor no rosto e ao redor dos olhos
  • Dor de cabeça, com presença de incômodo na testa
  • Resfriado permanente
  • Fadiga – até mesmo crônica
  • Tosse
  • Febre
  • Pus na cavidade nasal
  • Mau hálito
  • Dor de dente.

Para tratar essa infecção, é necessário fazer o uso de antibióticos, com corticosteróides nasais, descongestionantes, analgésicos, redutores de febre, entre outros medicamentos que o seu médico achar apropriado. Além disso, é importante fazer limpeza nasal.

Prevenção

Para a prevenção de infecções nasais, é importante tratar as doenças de base que porventura existam, como rinite por exemplo. Além disso, é importante lavar o nariz com frequencia e evitar de futucar o nariz com dedo ou objetos pontiagudos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp