Respiração oral: entenda quais os malefícios
Poucos sabem, mas a respiração oral é potencialmente prejudicial para o organismo. O simples ato de respirar pela boca pode causar danos à saúde bucal e prejudicar muitos outros aspectos da saúde geral!
Em alguns casos, respirar pela boca é decorrente de situações incontroláveis, como aumento de adenoide, desvio de septo ou alergias que dificultam a respiração pelo nariz. Em outros casos, acontece flacidez muscular ou até por hábito. É importante perceber a respiração oral nas crianças, muitas vezes não percebida pelos pais.
Os problemas da respiração oral
As principais consequências da respiração pela boca são listadas a seguir.
Disfunções no crescimento e na formação da face
Esse tipo de respiração pode alterar o posicionamento da língua e o uso da musculatura orofacial. Ao longo dos anos, isso se associa a deformidades na arcada dentária e nas articulações orofaciais, o que gera prejuízos funcionais importantes. Nas crianças, que ainda estão se desenvolvendo, pode afetar o crescimento da mandíbula.
Apneia do sono e ronco
Não são poucas as pessoas que sofrem com o ronco e a apneia, que é a parada de respiração por mais de 10 segundos durante o sono. Em geral, a situação acontece porque a via aérea alta é obstruída e o paciente passa a ter uma respiração oral para tentar compensar a obstrução respiratória.
Problemas bucais
São vários os problemas bucais que podem surgir a partir desse problema, principalmente quando vem desde a infância e não é corrigido. Nos dentes, podem ocorrer apinhamentos (dentes amontoados e sem espaço), mordidas cruzadas e mordidas abertas. Além disso, a respiração aumenta o ressecamento e a descamação da pele, fazendo com que a boca fique seca com mais facilidade. O ressecamento da boca aumenta a incidência de cáries e de mau hálito.
Predisposição a infecções
O ar, quando entra de maneira correta no organismo, passa por um processo de três etapas: filtragem, umidificação e aquecimento. Assim, elas são importantes para que todo o nosso sistema respiratório funcione apropriadamente e para que o ar inalado chegue aos pulmões o mais limpo quanto possível. Quando o ar entra pela boca e essas etapas são puladas, sua qualidade fica inferior e ainda aumenta o risco de infecções respiratórias.
Deu para perceber que a respiração oral não é brincadeira, não é? Se você perceber isso em uma criança, ou em você mesmo, consulte um otorrinolaringologista para descobrir qual é o problema e resolver a causa dele.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.