Rouquidão: conheça as causas mais comuns
A rouquidão nada mais é do que uma alteração na voz, que pode afetar tanto a sua qualidade como o seu tom. De modo geral, ela faz com que a voz fique mais “áspera”. Atrelada a ela, são comuns sintomas como dor na hora de falar ou cansaço.
A condição também pode ser conhecida por outros nomes, tais como esforço na voz, disfonia ou perda de voz. Sua manifestação pode ser aguda, ou seja, com duração limitada, ou crônica, com duração longa.
Neste artigo, falaremos especificadamente sobre as causas mais comuns que levam à rouquidão.
Causas mais comuns para a rouquidão
A rouquidão ocorre quando há mau funcionamento na laringe. A laringe é o órgão responsável tanto por emitir a voz como por transportar o ar para os pulmões e traqueia.
Na laringe estão as pregas vocais, duas “faixas” de membranas e músculos, que quando vibram, geram a emissão do som. A rouquidão, na grande maioria dos casos, ocorre quando a voz é usada indevidamente ou pode ser ainda um reflexo de infecção nas vias respiratórias.
O problema também pode ter origem em inflamação das pregas vocais e estruturas adjacentes gerada por refluxo gastroesofágico.
Quando a rouquidão é contínua, ou seja, quando seus sintomas persistem por semanas ou até mesmo por meses, é necessário investigá-la. O caso pode ser mais grave quando a condição vem junto de tosses fortes, com ou sem sangue, e dificuldade para engolir ou respirar.
A rouquidão também pode ser um sinal precoce de doenças mais sérias, assim como é o caso do câncer na laringe, por exemplo. Sendo assim, ao observá-la, não hesite em fazer uma visita a um médico otorrino.
As causas mais comuns para a rouquidão são as seguintes:
- Tosses crônicas: tosses que persistem por muito tempo podem gerar a condição crônica em alguns casos;
- Doença do refluxo gastresofágico: o refluxo ácido, também está entre as mais comuns causas da rouquidão. Neste caso, o tratamento do refluxo costuma restabelecer o tom e/ou a qualidade da voz;
- Alergias: alergias a alimentos, substâncias químicas ou até mesmo respiratórias também podem ser as responsáveis pelo aparecimento da rouquidão. Investigue!
- Infecções nas vias respiratórias e aéreas superiores;
- Resfriados e/ou gripes fortes;
- Cantar ou gritar em excesso, usando excessivamente ou abusivamente a voz, também é uma das causas mais comuns para a rouquidão (motivo pelo qual ela se manifesta com frequência após shows ou eventos);
- Danos a nervos que façam ligação com a voz;
- Puberdade;
- Presença de nódulos em cordas vocais;
- Baixo ativismo da tireoide;
- Ingestão de substâncias químicas muito agressivas.
O câncer na garganta ou cancro de laringe também é uma condição que pode ter como sintoma inicial a rouquidão, apesar das probabilidades serem mais baixas.
Agora você já conhece mais sobre a rouquidão, assim como sobre as suas causas mais comuns.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.