Rouquidão: o que pode ser e como tratar
A rouquidão consiste em uma mudança no tom ou na qualidade da voz, geralmente de forma mais áspera, que vem acompanhada de cansaço e dor ao falar.
A condição pode ser aguda, em que tem uma curta duração, ou crônica, que persiste por mais tempo.
O que causa rouquidão?
Para começar, a rouquidão acontece porque a laringe não funciona corretamente, uma vez que a passagem do ar para a traqueia e pulmões e a emissão da voz fica comprometida. É na laringe que estão localizadas as cordas vocais, músculos e membranas que vibram e emitem sons.
A rouquidão geralmente acontece após o surgimento de infecções respiratórias ou pelo uso indevido da voz, como gritarias em shows ou em esportes, o que ocasiona a inflamação das cordas vocais. Mas também existem outros casos, como quando ocorrem problemas no esôfago e no estômago, como o refluxo.
Além disso, é importante ressaltar que alguns profissionais, como professores, cantores, apresentadores de programas audiovisuais e advogados, ficam roucos com mais facilidade devido ao excesso de utilização da voz. Já crianças também ficam roucas com frequência por causa das brincadeiras e gritarias.
Sendo assim, diversas causas podem levar uma pessoa a ficar rouca, como:
- Refluxo ácido
- Alergias
- Inalar certas substâncias
- Tosse crônica
- Resfriados
- Uso excessivo ou abuso da voz
- Puberdade
- Broncoscopia
- Dano aos nervos ligados à voz
- Objeto estranho no esôfago ou traqueia
- Fumar e/ou beber em excesso
- Câncer de tireoide ou câncer de pulmão
- Nódulos nas cordas vocais
- Câncer de laringe ou na garganta
- Fraqueza dos músculos em volta da laringe.
Dessa forma, se a condição continuar por semanas, é necessário procurar um especialista. Caso a tosse seja acompanhada de sangue, ou dificuldade para respirar, vá a um otorrinolaringologista o mais rápido possível, já que a rouquidão pode ser o início de doenças graves, como câncer de laringe.
Como tratar a rouquidão?
A rouquidão possui dois tipos de tratamento: o curativo e o preventivo. O primeiro é indicado para quem está sofrendo da doença, e o segundo para aquelas pessoas que possuem episódios frequentes.
Tratamento curativo
Dependendo da causa, como inflamações ou irritações, o melhor tratamento é a supressão do motivo e o descanso. Em casos de infecções bacterianas, é necessário antibiótico. Já quando são causadas por nódulos e tumores, é preciso intervenções cirúrgicas.
Quando a causa é por problemas ambientais, como emissão de substâncias tóxicas, poeiras ou tabaco, o melhor tratamento é evitar e manter distância.
Ademais, algumas medidas podem ser tomadas para evitar a rouquidão:
- Repouso vocal de, no mínimo, 24 horas
- Não ficar sussurrando
- Umedecer a laringe, bebendo água e com vaporizadores.
Tratamento preventivo
Dizem que o melhor tratamento para qualquer doença é a prevenção. E eles estão certos. No caso da rouquidão, siga essas dicas:
- Não fique gritando com frequência
- Em shows, tente não cantar muito alto
- Evite fumar e se expor ao tabaco
- Tome cuidado com poeira, vento, ambientes frios e secos
- Mantenha-se sempre hidratado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.