Sinusite: sintomas, causas e tratamento
A rinossinusite, mais conhecida popularmente como sinusite, está entre os tipos de inflamações mais comuns no sistema respiratório. Basicamente, ela é caracterizada pela inflamação da mucosa dos seios da face, podendo ocorrer em indivíduos de todas as faixas etárias. No entanto, é mais frequente que a doença afete pessoas alérgicas e que sofram de outros problemas respiratórios.
Além disso, é bastante típico que a rinossinusite apareça quando há a contaminação pelo vírus Influenza, que causa a gripe. Provocando dores e inchaços na região da testa, esse tipo de inflamação pode ocorrer devido aos mais diversos fatores, e é essencial que seja tratada por um médico especializado em Otorrinolaringologia. Com o acompanhamento especializado, é possível fazer com que o problema não se torne recorrente, visto que, durante a “crise” de sinusite, o indivíduo passa por uma série de incômodos.
Quer saber mais sobre rinossinusite, quais os sintomas, causas e tratamento? Acompanhe para conferir todas as informações que temos para você!
Quais são os sintomas da sinusite?
Dentre os principais sintomas dessa inflamação que atinge os seios nasais, podemos citar:
- Obstrução nasal;
- Secreção amarelada;
- Diminuição do olfato;
- Sensação de peso no rosto ou dor facial;
- Sensação de gotejamento de secreção do nariz para a garganta;
- Mau cheiro no nariz;
- Crises de tosse, que costumam ser mais intensas à noite, e ocorrem mais em crianças.
Afinal, o que causa a sinusite?
Como dito anteriormente nesse artigo, é muito comum que a rinossinusite apareça como mais um dos sintomas de gripe, já que a doença pode ser causada por vírus. O problema também pode ser causado por outras questões, como infecção por bactérias e fungos e fatores alérgicos, tais como produtos químicos, perfumes e poeira (substâncias que normalmente atingem os indivíduos alérgicos).
Vale ressaltar, ainda, que existem diversos tipos de rinossinusite é o tratamento específico deve ser avaliado por seu médico.
Em termos de cronologia, divide-se basicamente em aguda e crônica (duração maior que 3 meses).
Há também casos raros nos quais a doença é causada por tumor.
E o tratamento, como deve ser feito?
De forma geral, é comum que os médicos receitem sprays nasais, medicamentos para a gripe e antibióticos, além de recomendarem a lavagem do nariz com soro fisiológico algumas vezes ao dia. Nos casos mais simples da rinossinusite, esses remédios podem ser o suficiente para acabar com o problema.
Porém, para os que sofrem com a infecção crônica dos seios nasais, a recomendação é que se consultem periodicamente com um médico especializado em Otorrinolaringologia, que saberá indicar a solução mais adequada para cada caso. Hoje, contamos com diversas técnicas cirúrgicas para acabar com a sinusite provocada por problemas respiratórios de forma definitiva, promovendo mais qualidade de vida para o paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares!