Toda dor de garganta é amigdalite?
Dor de garganta é um problema que atinge milhares de pessoas. Porém, o que pouca gente sabe, é que essa situação pode ter diversas causas. É muito comum que se considere como sinônimos doenças como amigdalite, garganta inflamada e dor de garganta. Porém, isso é errado! Não é tudo a mesma coisa, e essas doenças nem sempre têm os mesmos sintomas e as mesmas causas.
Isso significa que nem toda dor de garganta é amigdalite. Mas o que é a amigdalite? Essa doença se manifesta quando há a inflamação das amígdalas do paciente, estruturas localizadas entre o céu da boca e a língua do ser humano. O objetivo principal das amígdalas é proteger a nossa garganta de micro-organismos que possam causar doenças.
Como essa região do corpo fica exposta à passagem de várias substâncias, como comida, bebida e ar, as amígdalas se tornam alvos fáceis para diversos tipos de bactérias e vírus, prontos para atacar o nosso corpo. Quando isso acontece, o nosso organismo passa por um processo inflamatório, que causa o inchaço dessa região.
Além da dor local, a amigdalite apresenta outros sintomas que trazem muito incômodo e desconforto para o paciente, e podem se associar com dor de cabeça, dificuldades para engolir e mau hálito.
Outras doenças
Além da amigdalite, outras doenças também podem causar dores na garganta. É o caso da faringite. A faringite nada mais é que a inflamação que atinge a faringe, órgão localizado também na região da garganta. Quando algo causa a inflamação da faringe, situação que acontece principalmente no inverno, o paciente apresenta muito desconforto na área afetada, com muita dor, coceira e irritação na garganta.
Por também causar dor na garganta, a faringite muitas vezes é confundida com a amigdalite. Porém, as 2 doenças causam a inflamação de regiões diferentes da garganta. Além disso, o tratamento das duas situações pode divergir amplamente, sendo necessária uma avaliação mais específica do seu médico.
A laringite é outra doença que acaba sendo confundida com a amigdalite. Esse problema causa a inflamação da laringe e, além de causar dores na garganta, também pode deixar o paciente rouco ou com a voz muito áspera. Apesar de poder ser crônica, essa doença normalmente desaparece após 2 semanas de tratamento.
Diferença entre inflamação e infecção na garganta
É muito comum que as pessoas confundam a inflamação da garganta com a infecção de garganta. Apesar de essas 2 situações causarem dor de garganta, elas são diferentes.
No caso da inflamação, o paciente apresenta vermelhidão, dor na região e muita irritação. É tratada com o uso de anti-inflamatórios. Já a infecção é um caso mais sério. A presença de micro-organismos na região causa uma forte agressão ao corpo e, além de dor, também pode haver a presença de pus. Essa situação deve ser tratada por meio de antibióticos, quando bacteriana.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.