Uncategorized
Tratamentos para o sangramento no nariz

Tratamentos para o sangramento no nariz

O sangramento no nariz é sempre um sinal de alerta para possíveis problemas de saúde e é relativamente comum em pessoas de várias idades– até mesmo crianças menores de 10 anos. Pelo menos 60% da população já teve o quadro em algum momento da vida, pelas mais diversas causas.

Costuma surgir na parte móvel do septo nasal e é chamado de epistaxe. Pode acontecer por pequenas lesões simples e desaparecer rapidamente ou como sintoma de uma doença grave e deve ser investigado ao ser recorrente.

O que provoca o sangramento nasal?

A região nasal possui inúmeros vasos sanguíneos minúsculos, sendo muito frágil e passível de sangramento por qualquer fonte de atrito. Um excesso de espirros ou o ambiente seco, que resseca a mucosa nasal, já podem causar um rompimento, assim como a manipulação dos dedos ou a inserção de objetos nas narinas.

Por esse motivo, os sangramentos são bastante comuns e geralmente não causam consequências. As pequenas lesões se curam sozinhas e o nariz para de sangrar. A lista de causas se estende a resfriados prolongados, assoar o nariz e uso de medicamentos.

Outras doenças ligadas à região nasal, como rinites, sinusite e alergias, também podem fazer com que o sangue saia pelo nariz. Mas ele pode ser sintoma de outros problemas de saúde e ser sinal de que há algo grave acontecendo ao organismo. Leucemia, hemofilia, alto consumo de álcool e drogas, tumores nasais, cirurgias, câncer, hipertensão e traumas podem gerar contínuo sangramento.

Com a diferenciação das causas, há 2 tipos de sangramento. O mais frequente acontece na parte anterior do nariz. Já os que ocorrem na parte posterior são menos comuns, mas podem ser mais frequentes em idosos. O sangramento posterior é potencialmente mais prejudicial pelo volume perdido e dificuldade de tratamento rápido.

Como tratar o sangramento nasal?

Quando o quadro acontece, e o sangramento é leve a moderado, é preciso tomar medidas. A primeira delas é colocar o paciente ereto, com a cabeça levemente voltada para a frente. O ato de apertar o nariz é muito positivo  por pressionar o septo nasal e interromper o sangue. Use o polegar e o indicador, por um período de até 10 minutos. Faça, também, compressa com gelo no dorso do nariz.

Para realizar um tratamento mais efetivo, é preciso evitar irritações no nariz. Muitas vezes, o ato de assoar as narinas, assim como o de dar espirros fortes e tossir demasiadamente, já são suficientes para retomar o sangramento. Mas o mais importante é detectar o que vem causando esse quadro. Quando a fonte é o nariz, é possível cauterizar a lesão e evitar que ela se rompa novamente em outro movimento.

Quando o quadro é um sangramento maior, o paciente deve ir rapidamente ao hospital mais próximo.

Se a saída de sangue for no nariz posterior, ele pode não parar sozinho, sendo preciso usar tampões. Caso o sangramento nasal não pare com o uso das técnicas, só um procedimento cirúrgico ou radiológico pode contê-lo.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp