Uncategorized
Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de desvio de septo

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de desvio de septo

O septo nasal é uma estrutura encarregada de separar as cavidades no nariz. Essa parede é constituída por cartilagem na região anterior e por tecido ósseo na parte nasal mais profunda. Às vezes ocorre o que chamamos de desvio de septo.

O que se esperaria é que o nariz fosse divido bem na metade, porém isso raramente acontece. Em certos casos, o desvio de septo é acentuado a ponto de causar problemas, como a obstrução da narina. A condição pode aparecer já no nascimento, se desenvolver nos primeiros anos de vida ou mesmo na fase adulta, como resultado de traumas. Para solucionar a disfunção, o método recomendado é a cirurgia.

Cuidados antes e depois da cirurgia de desvio de septo nasal

Há uma rotina de cuidados a serem observados antes da intervenção para minimizar os riscos e tornar a recuperação mais fácil. Confira a seguir:

  • Realizar os exames pré-operatórios segundo a necessidade do indivíduo, o que varia com a idade e estado clínico;
  • Informar ao profissional responsável sobre qualquer medicamento utilizado rotineiramente.

A cirurgia de desvio de septo, chamada ainda de septoplastia, costuma ser executada da seguinte maneira: primeiro, o cirurgião faz um corte pequeno na parte interna do nariz para separar a mucosa que envolve o septo. Em seguida, as porções do septo que estão desviadas são retiradas e, então, a estrutura é centralizada.

A mucosa é posicionada de novo sobre o septo. Se o cirurgião achar adequado, ele pode decidir por implementar um molde para estabilizar a mucosa e o septo nasal. Esse molde, conhecido como splint nasal, é removido cerca de uma semana depois da cirurgia, no consultório médico. Os tampões, hoje em dia, tem sido pouco utilizados.

Algumas das indicações após a septoplastia são:

  • Administrar compressas frias no rosto, caso haja sangramento;
  • Priorizar uma dieta mais leve, especialmente nos primeiros dias. Tente evitar alimentos quentes, pois eles colaboram para o sangramento;
  • Aguardar alguns dias para retomar a prática de atividade física;
  • Ficar em repouso, em casa, no dias iniciais do pós-operatório;
  • Higienizar o nariz conforme a orientação do médico.

Com frequência, essa intervenção pode ser realizada junto a operações de finalidade estética, como a rinoplastia.

Logo após a operação, é comum que o paciente sinta náusea e vômito (normalmente sangue escuro engolido ao longo do processo). No entanto, a prevalência de vômitos em repetição e a presença de sangue vermelho vivo devem ser comunicadas de imediato ao especialista. Por causa do edema (inchaço) e do sangue coagulado, é possível que o nariz fique um pouco entupido nos dias depois da septoplastia.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp