Tudo o que você precisa saber sobre surdez súbita
A surdez súbita é um problema caracterizado pela perda repentina da capacidade auditiva, em quantidade igual ou superior a 30 decibéis e em 3 frequências contínuas. Além disso, deve ocorrer em um período de até 72 horas.
Na maioria dos casos, a condição ocorre acompanhada de um zumbido persistente na audição do paciente, embora possa acontecer de ocorrer junto a tonturas em aproximadamente 30% dos casos.
Os casos com esse problema podem acontecer em qualquer período da vida, embora sejam mais comum em pessoas com idade entre 40 e 60 anos, atingindo de forma equivalente homens e mulheres. A taxa de ocorrência varia entre 5 a 20 casos para cada 100 mil pessoas, não sendo, assim, uma doença considerada muito comum.
Causas da surdez súbita
As causas podem ser divididas, de forma geral, em 3 categorias: não conhecidas, evento explicativo ou doença subjacente.
A maioria dos casos provém de causas não conhecidas.
Outra parte dos casos pode ser causada por eventos explicativos, chamados também de óbvios, que ocorrem quando um evento anterior ocasiona a perda auditiva repentina.
Dentre os principais eventos explicativos ou óbvios, destacam-se os casos de traumatismo craniano que atinge o ouvido, as mudanças de pressão ou ainda os medicamentos ototóxicos que podem lesionar o ouvido interno.
Por fim, outras possíveis causas da surdez súbita são as doenças subjacentes, como tumores no nervo auditivo, esclerose múltipla, dentre outras que podem afetar o ouvido e gerar esse problema.
Sintomas da surdez súbita
O sintoma mais comum é a diminuição do volume de audição, que se intensifica em poucas horas, fazendo com que, ao final de 72 horas, sejam perdidos mais de 30 decibéis de audição.
Também é comum que, além da perda de audição, sejam sentidos sintomas como zumbidos cada vez mais altos com o passar das horas e tonturas que também podem se intensificar.
Outro possível sinal é um som semelhante a um estouro ou uma explosão.
Tratamentos da surdez súbita
Nos casos desse tipo de surdez é fundamental o contato imediato com um otorrinolaringologista, pois o atendimento rápido pode aumentar as chances de reversão do problema, as quais diminuem consideravelmente após as primeiras 48 horas.
Porém, mesmo com o atendimento imediato, a condição ainda causa muitas discussões quanto ao tratamento, que varia de acordo com cada caso e com a causa do problema. Podem ser utilizados medicamentos como corticoides ou anti-inflamatórios para buscar a reversão.
Nos casos em que não é possível realizar a reversão da surdez súbita, o indicado é que sejam utilizados aparelhos auditivos, buscando minimizar os efeitos do problema.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.