Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia de sinusite
A sinusite é uma inflamação que afeta as mucosas dos seios paranasais e pode causar dores de cabeça, febre, secreção nasal, dificuldade para respirar e alterações do sono. Além disso, reduz a capacidade do olfato e paladar. A sinusite também pode levar a outras complicações como a encefalite aguda e alterações visuais.
A sinusite crônica, com ou sem polipose nasal, pode ser tratada cirurgicamente. O objetivo da cirurgia de sinusite é melhorar a capacidade de drenagem, evitando o acúmulo de secreções nos seios da face. Além disso, após o procedimento, a medicação nasal flui com mais eficácia, sendo mais facilmente absorvida. A indicação é para resolver a sinusite causada por processos infecciosos ou derivada de fatores anatômicos, como o desvio do septo.
Cirurgia da sinusite: como é feita?
Antigamente, a cirurgia de sinusite era um procedimento mais invasivo; por isso, muitos pacientes preferiam conviver com o problema. Os cortes eram feitos na parte externa do rosto ou por dentro, utilizando-se microscópio. Atualmente, os cirurgiões usam equipamentos mais sofisticados para fazer incisões na parte interna do nariz.
A cirurgia da sinusite é endoscópica, ou seja, guiada por uma microcâmera, o que a torna menos invasiva. A microcâmera possibilita a visualização completa da cavidade nasal, orientando os procedimentos do cirurgião. A esse tipo de procedimento denomina-se Cirurgia Funcional Endoscópica Sinusal (em inglês, FESS), caracterizada pelo menor dano possível associada a uma ótima resolutividade dos sintomas.
A cirurgia da sinusite é realizada sob anestesia geral. Em média, a operação é finalizada em até três horas. Não havendo complicações pós-cirúrgicas, o paciente poderá receber alta no mesmo dia ou em até 24 horas. Nos primeiros dias, o paciente terá dificuldade para respirar porque o inchaço e as crostas que se formam na parte interna obstruem a passagem de ar. A limpeza será realizada pelo médico nas consultas subsequentes à cirurgia.
Os principais cuidados após a cirurgia de sinusite são: lavagem nasal abundante, repouso relativo, além de não assoar o nariz nem abaixar a cabeça. Usar somente os medicamentos prescritos pelo médico (antibiótico e soluções para a lavagem interna do nariz). Nenhuma atividade física deverá ser realizada antes do primeiro mês pós-cirurgia ou conforme orientação do médico.
Benefícios da cirurgia da sinusite
O tratamento cirúrgico da sinusite proporciona uma melhoria significativa à qualidade de vida do paciente. Elimina-se a inflamação, melhora a capacidade respiratória e acaba com os demais sintomas da sinusite. Em pouco tempo, o paciente já sente a diferença. No entanto, o processo cicatricial pode estender em alguns meses a recuperação total.
A cirurgia da sinusite normaliza as funções do nariz. A pessoa deixa de respirar pela boca, dorme melhor e tem mais disposição para atividades físicas. Portanto, em vez de “aprender” a conviver com a sinusite, consulte o médico para avaliar a possibilidade de fazer a cirurgia.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre o meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.