Vocal E Tonal – Conheça as variações do exame de audiometria
A audiometria é um exame realizado para avaliar a audição do paciente. Pode também ser complementar a outros exames, para confirmar se houve ou não dano na região resultante de traumas ou doenças.
Há dois tipos de audiometria: a tonal e a vocal, que se distinguem pelos diferentes tons e sons utilizados. Cada ouvido é verificado individualmente, para que seja feita uma avaliação criteriosa de sua capacidade auditiva. O exame avalia a saúde do ouvido externo, médio e interno, das vias sensoriais e se houve perdas mistas.
Para que serve a audiometria?
O exame de audiometria é solicitado por um otorrinolaringologista, mas também por clínico geral ou médico de trabalho como exame admissional. É feito por um fonoaudiólogo habilitado, capaz de diagnosticar as sutilezas do exame e detectar se há anormalidades.
É muito comum ser realizado após a ocorrência de algum trauma na área como tímpano rompido, uso contínuo de medicamentos, infecção e avaliar perdas por hereditariedade. Pessoas que trabalham com o uso contínuo de telefone precisam realizar esse tipo de exame periodicamente, inclusive na admissão e demissão.
O paciente pode ou não apresentar suspeitas de alterações na recepção de sons, devendo ser avaliado para identificar se há perdas auditivas. Outros fatores indiretos como o psicológico, emocional e odontológico podem influenciar na capacidade auditiva do paciente, de forma temporária ou permanente.
O exame é rápido, indolor e não requer nenhuma intervenção muito complexa, já que o paciente é posicionado numa cabine acústica e sem nenhum ruído externo. É colocado um fone de ouvido de onde saem sons diversos, em tons e volumes que o paciente identificará ou não para que o fonoaudiólogo possa pontuar sua percepção. O paciente precisa interagir de forma ativa e evitar dispersões que possam prejudicar a qualidade do resultado do exame.
Ao fim, o exame indicará a quantidade de decibéis que o paciente é capaz de identificar, em intervalo de 10 a 120 decibéis.
Qual a diferença de audiometria vocal e tonal?
Com o resultado do exame, o paciente pode ter clareza sobre seu diagnóstico e como tratar problemas que possam ter sido identificados. Para detalhar ainda mais as causas e cuidados, o exame pode ser realizado com a audiometria vocal ou tonal.
Na modalidade tonal, o interesse do fonoaudiólogo é medir e confirmar o grau de perda de audição no paciente, por meio da avaliação de respostas aos estímulos externos. São emitidas frequências sonoras para avaliar o grau da audição.
Já na modalidade vocal, os estímulos emitidos são sobre a fala humana. Há uma avaliação da capacidade em identificar sons e compreendê-los.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.