Uncategorized
Você conhece as principais causas da rinite alérgica?

Você conhece as principais causas da rinite alérgica?

A rinite alérgica é a inflamação das mucosas nasais que ocorre devido a uma reação de defesa do corpo. Quando uma pessoa inala um componente do qual tem alergia, o seu sistema imunológico identifica a substância estranha (chamada de alérgeno) e reage de forma excessiva a fim de evitar sua entrada no organismo.

Essa reação se manifesta, principalmente, por meio do nariz escorrendo, porém pode trazer, também, espirros, tosse seca, congestão nasal, irritação nos olhos e, até mesmo, dor de cabeça. Além disso, quando frequente, pode propiciar condições para o desenvolvimento de outras inflamações, como otite e sinusite, devido ao acúmulo de secreções nas vias aéreas.

Fatores de risco

Para definir as causas da rinite, é necessário, antes de tudo, entender o que faz com que alguém seja alérgico. Há diversos fatores, externos e internos, que podem predispor uma pessoa a desenvolver alergias. Os principais deles são:

  • Predisposição genética (histórico familiar de alergias);
  • Exposição frequente a alérgenos (poeira, pólen, fumaça de cigarro e etc.);
  • Viver e/ou trabalhar em locais abafados ou muito úmidos;

Causas da rinite alérgica

Como já mencionado anteriormente, a rinite alérgica é uma reação à inalação de alérgenos (substâncias que causam alergia), sendo alguns deles:

  • Bactérias e fungos;
  • Ácaros (pequenos aracnídeos);
  • Pelos de animais, como cachorros e gatos;
  • Restos de insetos mortos;
  • Partículas de pele humana morta;
  • Cheiros fortes (principalmente perfumes);
  • Pólen.

Muitos desses elementos são encontrados em abundância na poeira doméstica e/ou hospedam-se em objetos com os quais interagimos diariamente (por exemplo, os ácaros, encontrados em colchões, almofadas e estofados no geral).

Principais formas de tratamento

Existem três formas principais para tratamento da rinite alérgica. São elas:

Higienização do ambiente: Trata-se simplesmente de tornar o ambiente menos propício a proliferação de elementos alérgenos. Esse método, apesar de não poder ser literalmente considerado um tratamento, é a forma mais simples para precaução das crises alérgicas.

Medicação tradicional: Remédios antialérgicos (ingestão oral ou nasal), corticoides e descongestionantes nasais (ingestão nasal) são indicados para controlar as crises alérgicas. Embora não curem a alergia propriamente dita, esse método de tratamento é o mais popular entre as pessoas que sofrem com rinite. Mas lembre-se a automedicação é perigosa, consulte sempre um médico.

Imunoterapia: É realizada através da aplicação, por meio de vacinas, de substâncias que têm como objetivo diminuir o nível de reação do organismo ao entrar em contato com alérgenos. O tratamento, mais invasivo do que o realizado com remédios, é indicado para casos mais graves que não respondem aos demais métodos.

A rinite alérgica, apesar de ser comum e, geralmente, facilmente tratável, deve ser acompanhada com atenção. Se o paciente estiver tendo crises frequentes, pode desenvolver inflamações e, até mesmo, infecções mais graves.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.

<#div id="back-to-top"> <#a href="javascript:void(0)">
Envie mensagem direto no Whatsapp