Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?
Gripe ou resfriado? Basta o nariz escorrer e a tosse/espirros aparecerem para que tenhamos certeza da presença de um deles. Devido à similaridade dos sintomas e das próprias causas é que gripe e resfriado são condições tão confundidas. Mas, afinal, o que será que as diferencia?
Antes de explicar as diferenças entre eles, vamos começar com os fatos em comum:
- são muito comuns;
- têm como causa um vírus;
- causam sintomas expressivos no sistema respiratório, tais como tosse, coriza e espirros;
- podem ser transmitidas com facilidade de um paciente para outro;
- possuem modo de contágio similar.
Mas essas são as únicas semelhanças entre as duas. Daqui para frente, tudo é diferente. Vamos conferir?
Quais são as diferenças entre gripe e resfriado?
Primeiramente, a infecção causada pela gripe é muito mais forte – e persistente – do que aquela gerada pelo resfriado. Sendo assim, na maioria dos casos em que afirmamos estar gripados, na realidade, estamos apenas resfriados.
O resfriado raramente apresenta complicações, além de durar pouco tempo. Já a gripe pode ser perigosa, principalmente para indivíduos com baixa imunidade e, especialmente, bebês e idosos.
Causas de gripe e resfriado
A gripe é uma infecção do tipo respiratória, sendo causada por vírus da família influenza. Por outro lado, o resfriado é causado por quase todos os outros – como rinovírus, parainfluenza, vírus sincicial respiratório, adenovírus, coronavírus, etc.
Sintomas e quadro geral do paciente
A gripe provoca a tão temida febre (geralmente acima de 38 graus), enquanto o resfriado raramente chega a manifestar esse sintoma.
Na gripe, o paciente possui dor em todo o corpo – como na cabeça, nas articulações e nos músculos. Já a presença do resfriado causa apenas tosse, coriza, dor de garganta e espirros, apesar da indisposição geral que pode ser causada pelo incômodo de tais sintomas.
Além disso, alguns pacientes podem estar gripados sem qualquer manifestação de espirros, coriza nasal e dores de garganta – que quase sempre são associados à condição.
A fraqueza é pouco comum no resfriado. Por outro lado, pode durar dias e dias na infecção por gripe.
Quanto tempo dura?
Enquanto a incubação do vírus do resfriado leva entre 24 a 72 horas para ocorrer, o da gripe pode demorar até 96 horas (ou seja, 8 dias) – o que mais uma vez justifica os sintomas mais longos e expressivos.
Na maioria dos casos, os sintomas do resfriado se manifestam por três a sete dias. Na gripe, de dois a cinco – com cansaço e tosse que podem perdurar ainda por algumas semanas.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.