Você sabe o que causa o ronco?
O ronco, às vezes, pode ser normal e sem repercussão na saúde, e afeta boa parcela da população mundial. Porém, se o ruído do ronco é alto a ponto de fazer com que o(a) parceiro(a) não consiga dormir ao lado, por exemplo, talvez esse seja sinal de um problema mais sério – que, consequentemente, exige diagnóstico e posterior tratamento.
O quadro pode estar relacionado a diversos fatores – como problemas respiratórios, flacidez neuromuscular da via respiratória, dentro outros.
Pensando nisso, trouxemos neste artigo as principais causas do problema: você sabe o que causa o ronco?
Aumento das amígdalas
Uma condição comum, pode ocorrer em adultos ou em crianças. Em alguns casos é necessário tratamento cirúrgico.
Obstrução ou estreitamento das vias nasais
Quando as vias nasais estão comprometidas, seja pelo estreitamento seja pela obstrução, o indivíduo pode sentir, em meio à noite de sono, uma súbita interrupção no fluxo respiratório. Inconscientemente, ele começa, então, a respirar pela boca, o que pode causar barulho.
Indivíduos com rinite, sinusite ou outras doenças respiratórias também podem ter dificuldade para dormir bem quando em locais que predisponham as crises.
Distúrbios envolvendo o sistema respiratório, tais como o desvio de septo ou até tumores nas narinas, também podem levar ao ronco.
Cansaço
Pessoas que estão em um ritmo de trabalho ou atividades diárias intensas podem estar mais predispostas a roncar. Isso acontece porque ocorre um relaxamento grande das estruturas respiratórias, o que pode levar ao seu colabamento e consequente ronco, por esforço respiratório.
Posição ao dormir
Quando deitamos de barriga pra cima, é mais comum de se roncar, uma vez que essa posição favorece o colabamento anteroposterior da faringe e ainda aumenta a pressão abdominal, levando a um esforço respiratório. Recomendamos dormir de lado para tentar diminuir a ocorrência dos roncos.
Fumo, consumo de álcool ou de determinados medicamentos
O consumo excessivo de substâncias alcoólicas, nicotina (presente no cigarro) ou determinados medicamentos (até mesmo alguns contra a própria insônia) também podem ser os responsáveis por causar o problema.
Por fim, alguns critérios como alimentação inadequada, idade elevada, gravidez, obesidade também podem levar ao desenvolvimento dessa condição. Agora você já sabe quais são as principais causas para o ronco.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.