Você sabe o que é disfagia?
A disfagia é caracterizada como um sintoma e, geralmente está atrelada ao mau funcionamento da deglutição. A principal sensação é de que há algum alimento preso na garganta, o que pode provocar tosse ou engasgamento já no início das refeições.
Essa dificuldade na deglutição, afeta especialmente o público da terceira idade. Se não tratada, a condição pode levar ainda ao surgimento de demais problemas – o que significa sérios riscos para a saúde do paciente.
A disfagia não é caracterizada como doença, mas geralmente, indica a presença de alguma disfunção em algum órgão ou estrutura envolvida no processo de deglutição.
A condição pode ser causada por uma série de distúrbios, sendo esses de ordem mecânica, neurológica ou até mesmo psicológica. Comumente também é associada ao próprio envelhecimento natural do indivíduo.
Como diagnosticar a disfagia?
A disfagia é caracterizada como a dificuldade em engolir alimentos, independente se são sólidos ou líquidos. Ao diagnosticá-la, o médico especialista deve ser consultado. Negligenciar a condição pode fazer com que a dificuldade e possíveis doenças associadas (caso este seja o caso) piorem.
O diagnóstico é o primeiro passo para que os possíveis tratamentos para a condição sejam avaliados.
Não tratada, a disfagia pode levar ao desenvolvimento de outros sintomas e condições, tais como desidratação (o indivíduo pode consumir menos líquidos devido à dificuldade para engoli-los), desnutrição (a mesma dificuldade vale para os alimentos) e até mesmo problemas de origem respiratória. Por isso, a qualquer sinal de dificuldade para engolir, procure um especialista.
São, ainda, possíveis causas para a dificuldade em engolir:
- distúrbios de origem emocional, tais como depressão ou ansiedade
- estreitamentos causados por exposição a componentes químicos, radiação, úlceras, inflamações crônicas ou consumo de determinados medicamentos
- doenças que afetam a coluna cervical
- tumores
- espasmos esofágicos
- doença de Parkinson
- distrofias musculares
- esclerodermia
- AVC
- esclerose múltipla
- epidermólise bolhosa
Como você pode notar, a condição pode ser causada por inúmeros fatores – e nem todos eles estão diretamente associados ao esôfago, podem surgir até mesmo depois de traumas emocionais sofridos pelo indivíduo.
Agora você já sabe o que é disfagia, as principais características do sintoma e as condições pelas quais ele pode estar associado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como otorrinolaringologista em Governador Valadares.